Maps and Metrics

Forma de Atuação






Forte transferência de conhecimento





Ao trabalhar com a mapsandmetrics, os líderes da organização são envolvidos diretamente em todas as etapas do projeto.

Nosso objetivo é envolver a equipe de forma que todos se sintam donos do projeto, atuando em sua construção e tomando as principais decisões sobre o mesmo.

Em nosso modelo de trabalho não entregamos um plano pronto para seja executado por quem não teve participação efetiva na sua construção, já que isso gera desmotivação, por não fazer parte do plano cognitivo da pessoa.

Para gerar sentido de propriedade, comprometimento e motivação, os responsáveis pela execução precisam conhecer qual é o objetivo do projeto e quais resultados se pretende atingir.

Assim a equipe conhecerá o que é preciso executar, como se chegou às principais conclusões e terá participado da fixação dos resultados esperados.

Tomemos como exemplo, o desenvolvimento ou a revisão da estratégia da organização.

Esta é uma atividade de alta complexidade, que envolve incertezas, riscos e que gera muita insegurança. Na maioria das vezes, as decisões tomadas ao longo deste processo, exige promover fortes mudanças no status atual da organização.

Como promover estas mudanças sem que os responsáveis por promovê-las conheçam o porquê delas?

A melhor maneira de convencê-los é fazê-los participar do processo de concepção da estratégia, o que os tornará conscientes e preparados para a execução da estratégia.
.
Cabe ao consultor trazer as alternativas de conceitos e metodologias, sugerir, desafiar e apoiar os líderes e cabe a estes tomar as decisões necessárias à boa condução do projeto.

Afinal, o projeto pertence aos lideres da organização, que ficam responsáveis por dar continuidade àquilo que está sendo implantado.

Uma forte transferência de conhecimento é promovida ao longo do projeto para garantir que no futuro a organização tenha condições de melhorar, ampliar ou rever os conceitos implantados sem a necessidade de apoio externo.

A partir deste principio, nossa forma de atuação consiste em formar um ou mais grupos de trabalho com os profissionais escolhidos pela organização, que serão treinados nos conceitos e ferramentas, com suporte e orientação no planejamento e execução das tarefas necessárias à criação e execução da estratégia, ou outra iniciativa.

A principal vantagem deste método é a geração de cognição e o aprendizado ao longo de todo o processo, permitindo que o conhecimento adquirido permaneça na organização.

Acreditamos que este procedimento aumenta expressivamente a chance dos responsáveis se comprometerem com a execução da estratégia desenhada, pelo fato desta ter significado para eles o que gera forte sentido de propriedade.

Esta é a forma ideal de se criar uma cultura voltada à autonomia e a execução.

Esta é a forma ideal de se criar uma cultura voltada à autonomia e a execução.

 

MOD_BREADCRUMBS_HEREHome Forma de Atuação