Maps and Metrics

Sustentabilidade



É preciso ligar sustentabilidade à estratégia da empresa, para que esta faça sentido.

A Matiolli
 

Sustentabilidade é a palavra do momento ,e praticamente todos os dias, os meios de comunicação tratam deste tema.

Também é possível observar o esforço de muitas organizações para propagarem que são sustentáveis, algumas inclusive gastam uma boa soma nesse esforço de aparecer bem na foto,  só que sustentabilidade não é propaganda. 

Outras organizações ao aderirem ao desafio da sustentabilidade focam seus esforços em algumas ações voltadas à ação social e ao meio ambiente e se dão por satisfeitas. Muitas vezes essas ações são meritórias, mas não lidam com as principais externalidades causadas pela organização.

O verdadeiro desafio é como levar a questão da sustentabilidade para dentro da estratégia, uma vez que, tratada isoladamente e desvinculada da visão de longo prazo ela não prosperará e não gerará vantagem competitiva para a organização.

Mas, não basta a intenção, é preciso transformá-la em um programa de iniciativas, intimamente ligada à estratégia sem as quais nada acontece, e transformar  a sustentabilidade  na tarefa de todos dentro da organização e na maioria das vezes de diversos stakeholders.

Outra questão chave é como levar os gensdeste novo componente da estratégia, a sustentabilidade, para o DNA da  marca de uma forma que os clientes percebam como algo verdadeiro, pois alardear que a empresa é sustentável está mais  a irritá-los que a conquistá-los.

Os objetivos e indicadores destinados a gerir a questão da sustentabilidade têm que fazer parte do sistema de gestão da organização, de forma que aconteça naturalmente, para que não seja vista como algo a mais a ser feito.

 

MOD_BREADCRUMBS_HEREHome Serviços Sustentabilidade